Topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5 foto6 foto7

AESG

Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

LF1

No âmbito do projeto “Learn & Fly”, o AESG fez-se representar em Rzeszów, Polónia, através de uma equipa de quatro alunos, vencedores do Concurso Nacional de lançamento de planadores.

Durante a semana de 16 a 20 de setembro os alunos participaram num conjunto de atividades ligadas ao sector da aeronáutica, numa região da Polónia internacionalmente conhecida por “aviation valley”.

No dia 20 de setembro, no G2A Arena, realizou-se o “Learn&Fly Challenge”, concurso internacional de lançamento de planadores, tendo a equipa do Agrupamento de Escolas de Sebastião da Gama ficado classificada em segundo lugar.

A equipa “psi”, constituída pelos alunos Alexandre Gonçalves, João Oliveira, João Pessoa, e Sofia Monteiro, foi acompanhada pelo professor Aníbal Alves, um dos três professores pertencentes ao Clube de Aeronáutica do AESG.

Apesar do projeto “Learn & Fly” estar em fase de conclusão, a Direção do Agrupamento decidiu manter o Clube de Aeronáutica em funcionamento no ano letivo de 2019/20, dado o seu potencial formativo.

Estão abertas as pré-inscrições para frequentar o Clube de Aeronáutica do AESG, através do seguinte link: https://forms.gle/CEwzkXsCydaFmRjC9

Pode consultar a página do Clube no Facebook (procurar por #aerosgama) para mais informação.

LF2 LF3 LF4 LF5 LF6

Estão abertas as pré-inscrições para o Clube de Aeronáutica do AESG no ano letivo 2019/20.

Entre outras atividades, os alunos do Clube vão projetar, construir e testar um pequeno planador de aeromodelismo, que levarão a concurso.

Perante este desafio, os estudantes têm de perceber a física do voo, nomeadamente forças e movimentos, aplicadas a uma aeronave.

Também será necessário adquirir/ desenvolver competências nas áreas de Ciência dos Materiais e Processos Tecnológicos.

Terão acesso ao Clube os alunos do Agrupamento que formem uma equipa de 2 a 4 alunos e que frequentem, no ano letivo 2019/20, o 9º, 10º, 11º ou 12º anos.

Será posteriormente contactado para lhe ser transmitida mais informação e poder efetuar a sua inscrição.

O clube entrará em funcionamento em outubro de 2019.

Poderá ter uma noção das atividades do clube (incluindo o concurso de lançamento de planadores) pode visualizar o seguinte vídeo:

 

FORMULÁRIO PARA PRÉ-INSCRIÇÃO

Realizou-se, na manhã do passado dia 22 de maio, no pavilhão O da Escola Secundária Sebastião da Gama, o Concurso Nacional de lançamento de planadores, no âmbito do projeto Learn&Fly.

Das nove equipas que iniciaram o desafio, sete conseguiram cumprir todos os requisitos necessários para concorrer.

foto 1 LF

A equipa “psi”, constituída pelos alunos Alexandre Gonçalves, João Oliveira, João Pessoa, e Sofia Monteiro foram os vencedores.

foto 2 LF

Em segundo lugar ficou a equipa “alpha”, constituída pelos alunos Pedro Cordeiro, Rafael Seves, Rui Ferreira e Tomás Mendes.

foto 3 LF

A medalhas de bronze foram conquistadas pela equipa “beta”, constituída pelos alunos Brian Santos, João Marques, Leandro Jin e Teresa Mela.

foto 4 LF

A equipa vencedora terá a oportunidade de defender as cores Lusitanas, no concurso internacional a realizar na Polónia, em setembro de 2019.

Após o evento da manhã realizou-se a palestra/ workshop denominada “Aeroways”. Nesta palestra salienta-se a apresentação do projeto Learn&Fly, apresentação do “STEM Kit”, do “Kit Carreiras” e do Clube de Aeronáutica do AESG.

foto 5 LF

O Clube de Aeronáutica do AESG organizou uma Visita de Estudo ao Instituto Politécnico de Setúbal, um dos parceiros no projeto internacional Learn&Fly.

No âmbito dessa visita, duas turmas de alunos (uma da Escola Secundária Lima de Freitas e outra da EB 2,3 de Aranguez) tiveram oportunidade de passar um dia no IPS.

O professor Ricardo Cláudio, um dos professores do IPS envolvidos no projeto Learn&Fly, apresentou o projeto aos alunos e falou um pouco sobre o forte crescimento do sector da aeronáutica em todo o mundo, que o tornam um sector muito atrativo ao nível da empregabilidade, também em Portugal e no Distrito de Setúbal.

Foi referido que são várias as possibilidades de formação para se trabalhar no sector da aeronáutica tendo-se mencionado, entre outros, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Aeronáutica, um dos cursos do IPS.

Os alunos tiveram também a oportunidade de visitar os vários espaços organizados pelo Instituto, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, em que o IPS partilhou conhecimentos e experiências com os alunos destas duas escolas.

Além de poder conhecer de perto a oferta formativa do IPS nas áreas tecnológicas e científicas, os jovens participantes tiveram a oportunidade, com a participação nas atividades, de contactar com os projetos de investigação e equipamentos desenvolvidos pelos estudantes e docentes do instituto, através da participação nos circuitos temáticos John Von Neumann, de Informática e Robótica, e Charles Darwin, nas áreas do Ambiente, Mar e Biomédica.

       

     

PANO 20181130 110439

O Clube de Aeronáutica do AESG organizou, no dia 30/11/2018, uma palestra, sobre a temática da Aeronáutica, no âmbito do projeto Learn&Fly.
Nessa palestra, em que participaram várias turmas de alunos de diferentes anos de escolaridade, começou por ser feita uma breve apresentação do Clube de Aeronáutica por um dos professores do Clube.

Seguidamente o professor Ricardo Cláudio, um dos professores do Instituto Politécnico de Setúbal envolvidos no projeto Learn&Fly, apresentou o projeto aos alunos e falou um pouco sobre o forte crescimento do sector da aeronáutica em todo o mundo, que o torna um sector muito atrativo ao nível da empregabilidade, também em Portugal e no Distrito de Setúbal.

Numa perspetiva de carreira, foi referido que são várias as possibilidades de formação para se trabalhar no sector da aeronáutica.

Os alunos tiveram também a oportunidade de ficar a conhecer alguns dos fundamentos do voo e algumas das técnicas que permitem fabricar, com alguma facilidade e baixo custo, um planador simples. Foram demonstradas, na prática, algumas das técnicas que podem ser usadas, desde o simples e quase artesanal “corte a quente” de espuma de poliestireno de alta densidade, para fabrico das asas, até à impressão 3D, para fabrico de várias pequenas peças.

O professor Ricardo Cláudio aproveitou ainda para lançar o Concurso Nacional do projeto Learn&Fly que consiste na produção de um planador. A equipa que construir o melhor planador, de acordo com as regras do concurso, terá fortes probabilidades de estar presente no concurso internacional, na Polónia.

Para terminar, o Engenheiro Aeronáutico Carlos Domingos, com vasta experiência no sector da Aeronáutica, apresentou um “drone” e de um modelo de avião de construção simples.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender, na prática, vários conceitos relacionados com o voo e a pilotagem de um avião, através da demonstração desses conceitos com o auxílio do modelo apresentado, que esteve em funcionamento.

 

IMG 20181130 104736  IMG 20181130 093803  IMG 20181130 100131  IMG 20181130 100147  IMG 20181130 110357

 

IMG 20181130 111825  IMG 20181130 113247  IMG 20181130 101639  IMG 20181130 104858  IMG 20181130 100116

Registado © 2019 Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama - Todos os direitos reservados.