Topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5 foto6 foto7

AESG

Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

sapal 1

O Centro de Formação Ordem de Santiago promove o Curso de Formação “O MAR DÁ BOM CLIMA- Serviços Ecossistémicos prestados pelos serviços costeiros”, com a duração de 25 horas e que tem como finalidade geral assegurar a capacitação dos docentes em matéria dos serviços que os ecossistemas fornecem à humanidade e simultaneamente a sua integração em contexto de sala de aula. Este projeto visa a sensibilização, capacitação e empoderamento de professores e alunos para a importância do oceano no combate às alterações climáticas, promovendo a ação da comunidade educativa com o envolvimento dos agentes locais.

Este Curso decorre de 24 de setembro a 10 de Outubro de 2019 e conta com a presença de três docentes da Escola Secundária Sebastião da Gama, do grupo 520. Duas das sessões foram realizadas no laboratório de Biologia e Geologia desta Escola, tendo sido utilizado um forno mufla, gentilmente emprestado pelo grupo disciplinar de Artes Visuais. 

O Curso incluiu uma visita de campo a um sapal do Estuário do Sado, onde os docentes procederam à recolha de amostras de sedimento superficial da vegetação costeira, que foram tratadas em laboratório, com o objetivo de determinar a quantidade de carbono orgânico (stock de carbono azul). Os resultados finais dos vários grupos de trabalho serão divulgados no site do projeto REASE, desenvolvido pelo Centro de Ciências do MAR da Universidade do Algarve.

O Curso é organizado pela Ocean Alive, CCMAR (Centro de Ciências do MAR), Centro de Formação Ordem de Santiago e é co-financiado pela AMI (Projeto No planet B), Instituto Camões e União Europeia.

VER GALERIA DE IMAGENS DO CURSO DE FORMAÇÃO

Registado © 2019 Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama - Todos os direitos reservados.