Topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5 foto6 foto7

AESG

Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama

Escola Secundária Sebastião da Gama

A Escola Secundária de Sebastião da Gama localiza-se a sul do parque do Bonfim, junto ao centro histórico da cidade, na freguesia de S. Julião, em Setúbal, entre uma zona antiga e uma zona moderna de renovação da cidade.
Esta escola é a sucessora direta da Escola de Desenho Industrial Princesa D. Amélia, criada por decreto de Emídio Navarro e inaugurada a 1 de Outubro de 1888. Esta Escola é herdeira de décadas de formação de gerações de alunos que, se têm integrado no mercado de trabalho com relativa facilidade.
A sua designação constitui, desde 1987, uma homenagem ao seu antigo professor, ilustre poeta e pedagogo Sebastião da Gama.
Esta instituição de ensino dá atualmente resposta às necessidades de educação e formação locais, oferecendo, para além do ensino regular e diurno e, cursos/formações diversificadas, em horário diurno e pós-laboral, adaptando-se aos novos currículos e modalidades de formação que foram surgindo ao longo das últimas décadas, tanto no ensino Básico como no Secundário.
O edifício corresponde a uma construção escolar típica de uma escola industrial e comercial do período de Estado Novo. No ano letivo de 2009/2010, a mesma foi intervencionada, ao abrigo do Programa Parquescolar, com a remodelação dos edifícios existentes e construção de um novo edifício polivalente destinado a Centro de Recursos.
Com as suas instalações renovadas, perspetiva o futuro do seu Ensino Noturno, visando manter, por um lado, algumas áreas de formação tradicionais e por outro diversificar as ofertas de formação, correspondendo às necessidades atuais do mercado de trabalho e servindo os cidadãos da comunidade envolvente.
Contactos
Morada: Rua da Escola Técnica
2900-354 Setúbal
Telefone: 265523176
FAX : 265534357
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez, situada numa zona central da cidade, entrou em funcionamento a 15 de Outubro de 1984. Este estabelecimento é constituído por cinco blocos, A, B, C, D e E, todos com rés-do-chão e primeiro andar, à exceção do B, e um pavilhão gimnode sportivo inaugurado em Setembro de 2009.
Esta escola dispõe de resposta específica para os alunos com espectro do autismo (artigo 26 do Decreto lei 3/2008 de 7 de janeiro) – a Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo que se destina prioritariamente à população escolar que frequenta o 2º e 3º ciclos neste Agrupamento, podendo ainda receber alunos de outros agrupamentos que não disponham de resposta nesta área.
Encontra-se também sediado nesta escola, um Centro de Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação Especial de Setúbal (CRTIC - Setúbal) cuja finalidade é a avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de caráter permanente/prolongado em Tecnologias de Apoio, tendo como área de abrangência os concelhos de Setúbal, Sesimbra, Palmela, Moita, Montijo e Alcochete.
A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Aranguez, desde o ano letivo de 2006-2007, integra a Sede da Equipa de Intervenção Precoce de Setúbal, Sesimbra e Palmela.
Desde o ano letivo 2007-2008 que a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez é a escola sede da Unidade de Aferição da Península de Setúbal Sul.
Possui um centro de recursos integrado na rede de bibliotecas escolares.
Contactos
EB2/3 de Aranguez
Telefone: 265 541 120
Morada: Rua do Mirante
2910-609 Setúbal
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB1/JI da Azeda

A partir da década de 60, com o aparecimento de indústrias modernas que se instalaram em Setúbal (pela sua localização é fácil obtenção de mão-de-obra barata), a cidade viu acelerado o seu processo de crescimento, assistindo-se ao aparecimento de diversos bairros operários. Foi o caso do Bairro da Azeda.
Na década de 90, o bairro passa por uma enorme transformação, com a instalação de grandes superfícies comerciais e prédios de 2º e 3º andar, culminando, nestes últimos anos, com a construção de modernas urbanizações.
A densidade populacional tem vindo a aumentar consideravelmente mas os espaços, vocacionados para a interação social dos residentes, são praticamente inexistentes. A escola é utilizada para celebração de missa dominical e catequese.
A EB1 da Azeda foi criada em 1976, construída em 1977, e entrou em funcionamento no ano de 1978.
Esta instituição escolar está implantada numa vasta área, totalmente vedada com rede e sebe. É um edifício do tipo P3, com rés-do-chão e primeiro andar, constituído por vários núcleos, nomeadamente,  o bloco do Jardim-de-infância, o refeitório, o salão polivalente, o gabinete da Coordenação, a sala de recursos, a sala do pessoal não docente e a sala de professores. Neste edifício funcionam, ainda, dois núcleos, um de três salas de aula e outro que é ocupado por uma sala de aula e pela Biblioteca/Centro de Recursos.
No recinto exterior, existe um campo de jogos, um jardim, um pomar e uma horta, assim como um monobloco e um edifício de quatro salas onde funcionam as atividades de Enriquecimento Curricular e as atividades de Ocupação de Tempos Livres.
Contactos
Telefone: 265 591 085/ 265 550 576
Morada: Av. Coração de Maria
Bairro da Azeda
2910-031 Setúbal
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB1/JI do Montalvão

A Escola Básica do 1º Ciclo, com Jardim-de-infância, do Montalvão fica situada no Bairro com o mesmo nome, na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada. Situada na zona central da cidade de Setúbal, é servida por uma boa rede de transportes públicos, estando também muito próxima dos serviços administrativos centrais.
A zona envolvente da escola tem uma população bastante envelhecida. No entanto, o tecido urbano envolvente caracteriza-se pela conjunção de outras três zonas distintas: uma habitacional de recente construção (muito reduzida), uma histórica e uma de serviços.
Assim sendo, a população escolar é proveniente não só da zona residencial, onde a escola está inserida, mas também da sua periferia, pois a proximidade dos locais de emprego leva a que as famílias encontrem nesta escola as condições desejadas.
O edifício do 1º ciclo é do tipo Plano Centenário, constituído por dois blocos, com quatro salas cada um, duas no rés-do-chão e duas no primeiro andar. No exterior, anexadas ao edifício principal, encontram-se, nomeadamente, a sala de professores e reuniões, a Biblioteca e centro de recursos.
No recinto exterior, a escola possui um amplo pátio de recreio, arborizado, espaçoso e seguro, contribuindo para tal a vedação e portões que possui à sua volta. Ao nível desportivo, a escola dispõe de um campo de jogos.
O edifício do Jardim-de-infância é uma construção de raiz em alvenaria com um piso.
Contactos
Telefone: 265232457
Morada: Rua Frei António das Chagas, 12
2900-088 Setúbal
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB1 das Praias do Sado

A população que frequenta esta escola é residente na freguesia do Sado, distribuindo-se pelas três localidades – Praias do Sado, Santo Ovídio e Faralhão.
A ocupação das famílias centra-se na agricultura e na pesca, as duas atividades predominantes na região, mas também na vasta zona industrial, da Península da Mitrena. Outros dedicam-se, entre outras atividades, ao comércio, à restauração e à prestação de serviços, na própria localidade ou no concelho de Setúbal.
A EB1 de Praias do Sado situa-se na Rua da Escola e entrou em funcionamento no ano de 1963. É constituída por um único edifício do tipo Plano Centenário Rural, com duas salas de aula e uma pequena sala onde funciona a Biblioteca/Centro de Recursos. Existe, ainda, um refeitório e uma sala de professores.
No logradouro, existe um campo de jogos, com as marcações fixas de campo de futebol e as duas balizas com rede fixas ao piso de cimento. A frente da escola tem piso de calçada e canteiros junto ao muro. O recinto está decorado com quatro bancos de jardim, duas árvores e um bebedouro.
Contactos
Telefone: 265783802
Morada: Rua da Escola
2910-329 Setúbal
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB1 nº1 de Setúbal – Areias

A Escola das Areias situa-se no Bairro das Areias, na freguesia de S. Sebastião.
Este bairro foi construído pelos pescadores. Com a chegada da indústria conserveira e da indústria mecânica (latas), que se instalaram junto ao bairro, houve um aumento da população e o bairro teve um grande crescimento.
Atualmente, a não existência das referidas indústrias levou a população a dedicar-se às mais diferentes atividades. É um bairro com uma população um pouco envelhecida.
A EB1 nº1 de Setúbal iniciou o seu funcionamento em 1968/69 como Ciclo Preparatório. Em 1976/77 começou a funcionar como escola do 1ºciclo do ensino básico. É um edifício do Plano Centenário com rés-do-chão e 1ºandar. Uma sala do rés-do-chão é ocupada pela biblioteca. Num anexo, existe uma sala que funciona como refeitório, uma sala de professores e uma pequena arrecadação. Nas traseiras, separado da escola, há um pequeno pavilhão que está dividido num pequeno ginásio, duas pequenas salas e duas arrecadações.
A escola também possui um espaço circundante onde existe um campo de basquete, um campo de andebol e um pequeno parque infantil. Paralelo ao recreio, e devidamente vedada, existe um espaço de terreno destinado à horta.
Contactos
Telefone: 265228783
Morada: Rua das Areias
2910-407 Setúbal
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

EB1 nº8 de Setúbal - Bairro da Conceição

A EB1 nº 8 de Setúbal,situa-se na Rua Campos Rodrigues, no Bairro da Conceição.
É constituída por dois edifícios. Um, mais antigo, do tipo Plano Centenário de dois pisos,que inclui quatro salas de aula, um hall, uma arrecadação debaixo das escadas e o refeitório. O segundo edifício, por sua vez, construído no ano letivo de 1996/97,também é constituídopor dois pisos. No primeiro piso, destacam-se duas salas de aula e a Biblioteca Escolar. No rés-do-chão, funcionam, entre outros espaços,  uma sala polivalente/ginásio, os balneários , uma sala utilizada para o apoio aos alunos e sala de professores.
No exterior, existem os seguintes espaços:um mono bloco que funciona como sala de aula; um campo de jogos e tabelas de basquete; um aparelho lúdico com pavimento sintético; e, também, espaços em terra.
Contactos
Telefone: 265532043
Morada: Rua Campos Rodrigues
2910-452 Setúbal
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

...

Registado © 2017 Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama - Todos os direitos reservados.